Trompetista do Sexteto do Jô é destaque nesta sexta (13) no Festival Saberes e Sabores

O arranjador e trompetista Chico Oliveira, que por mais de 16 anos foi integrante do "Sexteto do Jô", é um dos destaques da programação desta sexta-feira (13) no festival Saberes e Sabores de Araxá. O músico que já gravou com nomes como Gonzaguinha, Selma Reis, Nelson Gonçalves e Jorge Ben Jor é o convidado do Grupo Afro Beatles para uma noite inesquecível. “Música boa, comida maravilhosa e a presença de todos é fundamental. Conto com vocês!”, diz Chico.

A apresentação ao lado de Tiago Martins, Ney Conceição e Jack Will promete ser especial. Eles trarão sucessos como “A Hard Day's Night”, “Love Me Do”, “Let It Be”, “Hey Jude”, entre outros; com uma roupagem única. “A gente pode definir o Afro Beatles como uma banda que toca os sucessos dos Beatles, mas de uma forma diferente, com um conceito mais jazzístico e de liberdade: é um casamento das melodias conhecidas com uma rítmica mais abrasileirada, com a influência afro das percussões”, explica Tiago.

A apresentação no Palco Saberes e Sabores está prevista para começar às 21h. Antes, sobe ao palco Douglas Oliveira & The Red Dogs com o melhor do blues funk e do jazz.

Programação

O fim de semana será agitado no Festival Saberes e Sabores. A programação inclui, além de atrações culturais e gastronômicas, oficinas e concursos.

Sexta (13)

19h - Cerimônia de Abertura - Palco Saberes e Sabores

20h - Oficina Gastronômica - Chef Ricardo Penna – Penninha (BH) - Fonte Andrade Júnior

20h30mim - Douglas Oliveira & The Red Dogs - Palco Saberes e Sabores

21h30 - Afro Beatles convida Chico Oliveira - Palco Saberes e Sabores

 

Sábado (14)

9h - Concurso Melhor Pão de Queijo de Araxá - Fonte Andrade Júnior

9h30 - Esquete - Incidente na Cozinha - Deu na Telha Coletivo Teatral     

12h - Oficina Gastronômica - Chef Rosilene Campolina - Portal Chef a Chef e UNA

Chef Márcia Nunes - Restaurante Dona Lucinha (BH) - Fonte Andrade Júnior

13h - Oficina cultural gastronômica - A influência dos índios e negros quilombolas na formação da gastronomia de Araxá | Armando de Angelis - Espaço Entre Árvores 2

14h - Semifinal do Concurso Grande Chefinho - Fundação Rio Branco - Fonte Andrade Júnior

15h - Oficina cultural gastronômica - A influência do Grande Hotel de Araxá na formação e releitura da gastronomia de Araxá e de sua consolidação nos seus anos dourados | Armando de Angelis - Espaço Entre Árvores 1

15h - Degustação Gin - Fonte Andrade Júnior

16h30 - Old Friends - Alexandre de Angelis, Germano Soraggi, Diego França e Flávio Andrade - Palco Saberes e Sabores

18h30 - Breno Mendonça toca Jobim e Guetz - Palco Saberes e Sabores

20h - Pedro Ferreira - Palco Saberes e Sabores

21h30 - Eduardo Machado Quarteto - Rock Instrumental

 

Domingo

9h - Final Concurso Grande Chefinho - Fundação Rio Branco - Fonte Andrade Júnior

9h30 - Esquete - Incidente na Cozinha - Deu na Telha Coletivo Teatral     

10h - Escola de Música Nota Certa - Palco Saberes e Sabores

13h -  Oficina cultural gastronômica - A influência dos bandeirantes e tropeiros na formação da gastronomia de Araxá | Armando de Angelis - Espaço Entre Árvores 2

13h - Trio Rivas - Palco Saberes e Sabores

14h - Chorando na Praça - Palco Saberes e Sabores

14h  - Oficina Gastronômica - Doce de Ambrosia |  Marisa Rufino - Fonte Andrade Júnior

15h - Oficina cultural gastronômica - A influência do Grande Hotel de Araxá na formação e releitura da gastronomia de Araxá e de sua consolidação nos seus anos dourados | Armando de Angelis - Espaço Entre Árvores 1

15h – Jam Session da Beja -  Tiago Martins Quarteto + BêJazz + Manga Rosa e convidados - Palco Saberes e Sabores

 

Digna de #TBT

A segunda noite do Festival Saberes e Sabores de Araxá foi uma quinta-feira inesquecível, já digna de #tbt. Assim como ocorreu no primeiro dia, o público lotou a estrutura montada à direita do Grande Hotel. O local recebeu um reforço de mesas e cadeiras para garantir maior conforto dos presentes e os estandes também se preparam para receber com mais agilidade os pedidos. Um dos destaques da Praça Gourmet é o trabalho do Clube da Cozinha que oferece a paella mineira, uma releitura do prato espanhol. “Usamos na preparação a linguiça, frango, carne de sol, costelinha de porco, couve, torresmo, ovo de codorna... Agrada mesmo o paladar do mineiro", diz Pedro Ladeira, presidente do Clube da Cozinha.

A noite também foi de estreia na cozinha show do festival. Trinta pessoas participaram da primeira oficina desta edição, com o chef Flávio Xapuri. Por cerca de uma hora eles aprofundaram conhecimentos sobre a história de Araxá e, usando ingredientes que lembram cada período, elaboraram um prato especial. “Eu achei essa oportunidade sensacional. Nunca tinha feito, sempre foi meu sonho e foi maravilhoso. Agora é fazer em casa", diz a recepcionista Sulamita Resende.

Sobre o Festival

O Festival Saberes e Sabores ganhou o formato atual, que tem como foco a promoção dos valores locais e regionais, a partir de 2016. O evento foi inspirado na obra de seu idealizador. No livro de mesmo nome, o autor Armando de Angelis, narra períodos da história de Araxá e da sua gastronomia. Armando traz para o festival, além da inspiração, seu renome e a experiência na realização de grandes eventos gastronômicos. Já passaram pelo festival os chefes franceses Claude Troisgros e Érick Jacquin e atrações musicais como Derico & Sindicato do Jazz, Swiss College Dixie Band e Pepeu Gomes.

O Festival Saberes e Sabores de Araxá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.  Patrocínio: Mart Minas, Rio Branco Combustíveis e Zema. Apoio: Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Rio Branco, Click Telecom e Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – ACIA.

 

Serviço

Festival Saberes e Sabores

Data: 11 a 15 de maio

Local: Grande Hotel

Informações:

@saberesesaboresdearaxa