TERMINA COM SUCESSO O FESTIVAL SABERES E SABORES 2023

O pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto, bem no centro de Araxá, foi o espaço da família no fim de semana. O Festival Saberes e Sabores reuniu num só lugar a gastronomia, com suas comidas e bebidas típicas, a literatura e a música com diversão para todas as gerações. Segundo a organização, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento nos quatro dias, movimentando o comércio e fomentando o turismo.

 

As grandes chefs da cozinha mineira fizeram homenagem às mulheres e ainda prepararam pratos inspirados nas influencias indígenas, dos bandeirantes, tropeiros e imigrantes. Quem esteve nas oficinas aprendeu sobre bebidas especiais e os segredos da boa mesa.  A culinária regional foi representada em 14 stands, cada um com sua especialidade. Pratos bem conhecidos como por exemplo, a paella caipira do Clube da Cozinha, ou o feijão tropeiro, feito pelo comerciante Evaristo Malta, que elogiou o evento. “ É uma iniciativa que valoriza o comercio local e com portões abertos fica ainda melhor já reúne toda a família”.

 

E numa grande festa não pode faltar a música, que foi a atração principal de todas noites, com o jazz, blues, rock, samba e choro. Para o músico Thiago Martins, o festival valoriza o artista. "A música instrumental não tem muito espaço e quando a gente encontra abertura, como foi no Saberes e Sabores, é mais um incentivo, uma força para continuar".

Na avaliação do organizador Armando de Angelis, o Saberes e Sabores foi um sucesso. "Os resultados superaram nossa expectativa e o que é melhor, levamos artes, conhecimento, lazer e entretenimento para as famílias e ao mesmo tempo valorizamos nossas raízes, fortalecemos a nossa mineiridade, a cultura e a gastronomia das Gerais”.

 

O Festival Saberes e Sabores 2023 é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e também pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais. Conta com o patrocínio master da Cemig e CBMM, além dos patrocínios da Rio Branco Energias, Zema e Stadt Jever. Apoios culturais de Virgilius Palace Hotel, Prefeitura Municipal de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto com a promoção de De Angelis Planejamento e Tri Ciclo Produções.