Segundo dia do Festival Saberes e Sabores tem oficina que mistura gastronomia e história

A cozinha Show do Festival Saberes e Sabores de Araxá vai ser oficialmente aberta nesta quinta-feira (12) e em grande estilo. Montado na Fonte Andrade Júnior e cercado pelos jardins de Burle Max, o espaço receberá a oficina gastronômica “Desvendando o Sertão da Farinha Podre”, com o chef Flávio Xapuri. “Vou abordar a história da construção cultural de Araxá a partir dos povos originários,  os índios Arachás, permeando pela chegada das bandeiras e dos quilombolas até os dias de hoje”, explica o chef.

A partir destes conhecimentos, o chef construirá com seus alunos um prato especial, que vai nascer desta oficina. “Vou preparar um prato com técnicas modernas e ingredientes locais que foram icônicos em cada período desta história: mandioca, pimenta de macaco, porco, cana de açúcar e, claro, o queijo”, explica.

A oficina começa às 19h. Para participar o interessado deve chegar ao local com, pelo menos, meia hora de antecedência para fazer a inscrição, que custa R$30. As vagas são limitadas. 

Chef Flávio Xapuri

Com a cultura da cozinha regional em seu DNA, Flávio Trombino escreve sua história a partir do aprendizado que teve dentro de casa com sua mãe, fundadora de um dos mais tradicionais e premiados restaurantes de Belo Horizonte - o Xapuri. Em sua bagagem traz participação em grandes eventos regionais, nacionais e internacionais.  Suas criações sempre têm um ingrediente em comum: a paixão pelas raízes da culinária mineira e suas inúmeras aplicações na gastronomia, de forma criativa e saborosa.

Abertura

Nesta quarta-feira (11) a Praça Gourmet do Festival Saberes e sabores foi aberta ao público. Centenas de pessoas passaram pelo local e se impressionaram com o que viram. “Ficou lindo. Já provamos uma carne que estava uma delícia e lógico com um chope gelado e esse friozinho tufo fica maravilhoso”, diz a educadora Cristina Alvarenga.

Opções de bebidas e comidas saborosas não faltam. São quatro food trucks e 24 estandes montados na lateral direita do Grande Hotel. O empresário Renato Osani trouxe para o evento as delícias do restaurante dele. No local o cliente pode montar sua massa ou risoto com uma série de ingredientes além de provar delícias como bolinho arroz, isca peixe e caldos. "Expectativa está boa. Evento maravilhoso e já no primeiro dia já tivemos um bom público. Fantástico!", diz Renato 

Entre as opções disponíveis na praça ainda estão a picanha na parrilha, paelha caipira, hambúrguer de costela desfiada, panhoca, pastel de angu com carne seca, linguiça mineira com molho de queijo canastra e chocolate quente.

Sobre o Festival

O Festival Saberes e Sabores ganhou o formato atual, que tem como foco a promoção dos valores locais e regionais, a partir de 2016. O evento foi inspirado na obra de seu idealizador. No livro de mesmo nome, o autor Armando de Angelis, narra períodos da história de Araxá e da sua gastronomia. Armando traz para o festival, além da inspiração, seu renome e a experiência na realização de grandes eventos gastronômicos. Já passaram pelo festival os chefes franceses Claude Troisgros e Érick Jacquin e atrações musicais como Derico & Sindicato do Jazz, Swiss College Dixie Band e Pepeu Gomes.

O Festival Saberes e Sabores de Araxá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.  Patrocínio: Mart Minas, Rio Branco Combustíveis e Zema. Apoio: Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Rio Branco, Click Telecom e Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – ACIA.

 

Serviço

Festival Saberes e Sabores

Data: 11 a 15 de maio

Local: Grande Hotel

Informações: @saberesesaboresdearaxa

saberesesaboresdearaxa.com.br