`Feito com carinho´: eleito o melhor pão de queijo de Araxá

Foi realizada na manhã deste sábado (14) a primeira edição do Concurso do Melhor Pão de Queijo de Araxá. A competição que reuniu receitas dos quatro cantos da cidade ocorreu na cozinha show do Festival Saberes e Sabores, instalada na fonte Andrade Júnior, no Complexo do Barreiro. “A Fundação Cultural Acia (Facia) sempre teve como foco de suas ações a preservação da identidade do nosso povo, por isso, escolhemos um concurso para valorizar empresas e pessoas que produzem nossa iguaria mais tradicional. Queremos que as boas receitas sejam difundidas e que possam ficar como um legado para todos nós”, ressalta Elisa Baião Macêdo, presidente da Facia.

Na fase classificatória cinco jurados, entre técnicos e especialistas em culinária, provaram os quatorze pães de queijo que participaram desta edição. Eles avaliaram critérios como sabor, aroma, textura, formato e apresentação. “Tivemos excelentes pães de queijo, alguns demonstrando a utilização de ingredientes selecionados e boas práticas de fabricação”, disse o chef Ricardo Penna, um dos jurados.

Por meio da soma das notas da fase classificatória, cinco pães de queijo chegaram à grande final e foram avaliados por um outro júri técnico formado pelas chefs Ana Cláudia, Márcia Nunes e Rosilene Campolina. Elas novamente deram notas às iguarias levando em consideração os mesmos critérios. O resultado do concurso foi divulgado no fim da manhã.

Concurso Melhor Pão de Queijo de Araxá

Resultado

1º LUGAR – Adriana Cristina Gualhardo Pereira – Café da Roça

2º LUGAR – Quitandas Elba Lobo

3º LUGAR – Blá Blá Blá Coffeteria

A campeã

A grande campeã do Concurso do Melhor Pão de Queijo de Araxá apostou numa receita tradicional que serve diariamente em seu estabelecimento. Para Adriana Cristina Gualhardo Pereira o segredo do pão de queijo campeão vai além de um bom preparo e bons ingredientes. “É um pão de queijo feito com muito carinho. Estamos muito felizes pela conquista e dedicamos ela a nossos clientes”, diz.

Para a chef Rosilene Campolina a competição tem um valor muito grande para a culinária mineira. “Escolhemos hoje aqui o melhor pão de queijo da região que, de fato, produz os melhores pães de queijo de Minas Gerais. É muito relevante para a gastronomia esse movimento que, com certeza, vai crescer nos próximos anos e trará uma evolução constante às cozinhas mineiras”, aposta.

Premiação

A premiação do Concurso do Melhor Pão de Queijo de Araxá teve o patrocínio do Grupo Zema. O terceiro lugar recebeu um conjunto de assadeiras. O segundo, uma airfryer, e o terceiro um forno de 28 litros. Os prêmios serão retirados nas lojas Zema.

Sobre o Festival

O Festival Saberes e Sabores ganhou o formato atual, que tem como foco a promoção dos valores locais e regionais, a partir de 2016. O evento foi inspirado na obra de seu idealizador. No livro de mesmo nome, o autor Armando de Angelis, narra períodos da história de Araxá e da sua gastronomia. Armando traz para o festival, além da inspiração, seu renome e a experiência na realização de grandes eventos gastronômicos. Já passaram pelo festival os chefes franceses Claude Troisgros e Érick Jacquin e atrações musicais como Derico & Sindicato do Jazz, Swiss College Dixie Band e Pepeu Gomes.

O Festival Saberes e Sabores de Araxá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.  Patrocínio: Mart Minas, Rio Branco Combustíveis e Zema. Apoio: Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Rio Branco, Click Telecom e Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – ACIA.

O concurso de Pão de Queijo tem o grupo Zema como patrocinador especial.

Serviço

Festival Saberes e Sabores

Data: 11 a 15 de maio

Local: Grande Hotel

Informações:

@saberesesaboresdearaxa