Concurso vai eleger o melhor pão de queijo de Araxá

Polvilho doce, leite, óleo, sal, ovos e queijo. A simplicidade da receita esconde um patrimônio dos mineiros: o modo de fazer a iguaria mais tradicional do Estado. O pão de queijo é símbolo de Minas Gerais. Obrigatório nos fins de tarde nos quatro cantos do Estado, onde ganha toques regionais. São dezenas de variações, muitas incluem até outros ingredientes; mas qual é a melhor receita?

 

Um concurso que será realizado durante o Festival Gastronômico Saberes e Sabores de Araxá quer responder essa pergunta e promete mexer com o paladar dos mineiros.  “O jeito de fazer, as receitas repassadas por gerações, os ingredientes secretos, fazem alguns pães de queijo serem únicos de verdade. A gente quer conhecer e saber se eles são bons mesmo, por isso propomos essa competição que vai escolher o melhor pão de queijo de Araxá e região”, explica Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia).

 

Como participar

 

Serão aceitas 25 inscrições de pães de queijo tradicionais, de qualquer lugar de Minas Gerais. Os interessados em participar devem preencher um formulário online (link abaixo) até o dia 12 de maio.  No ato da inscrição, é preciso apresentar uma descrição da receita, com ingredientes e modo de preparo, caso haja alguma situação especial no feitio da quitanda.

 

A competição

 

Pelas regras, os participantes selecionados deverão levar o pão de queijo pronto no dia do concurso (14/05) ao local do evento, sem nenhuma informação que o caracterize. Os produtos serão analisados por uma comissão formada por especialistas e que avaliará critérios como sabor, aroma, textura, formato e apresentação.

 

Os três candidatos com maior pontuação na avaliação dos jurados serão considerados vencedores e receberão uma premiação. O anúncio do melhor pão de queijo será feito no mesmo dia, logo após a apuração dos votos.

 

O Festival

 

O Festival Saberes e Sabores de Araxá será realizado este ano entre os dias 11 e 15 de maio, quarta a domingo. Uma grande estrutura é montada no Parque do Barreiro, tendo como fundo a arquitetura única do Grande Hotel. No palco principal estão confirmadas apresentações de bandas de música instrumental em ritmos como jazz, blues, rock, clássicos e MPB. Para completar o clima intimista, 24 tendas gastronômicas, food trucks, oficinas, degustações (cafés, gin, vinho e cachaça), produtos da terra, espaço para as mais variadas formas de expressão cultural e artística, segurança e conforto para os visitantes tornam-se ingredientes sempre presentes no festival.

 

O Festival Saberes e Sabores de Araxá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.  Patrocínio: Mart Minas, Rio Branco Combustíveis e Zema. Apoio: Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Rio Branco, Click Telecom e Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – ACIA.

 

O concurso de Pão de Queijo tem o grupo Zema como patrocinador especial.

  

Serviço

Concurso de Pão De Queijo / Festival Saberes e Sabores

Inscrições: até 12/05

Regulamento: https://bit.ly/3LEx9gn

 

Festival Saberes e Sabores

Data: 11 a 15 de maio

Local: Grande Hotel

Informações:

@saberesesaboresdearaxa

 

Assessoria de Imprensa

ATRÊS Comunicação