Araxá terá festivais simultâneos de gastronomia e literatura

Araxá, no Alto Paranaíba mineiro, tem uma agenda concorrida de festivais, congressos e competições esportivas ao longo deste ano. A cidade turística, que tem como principal atrativo o Grande Hotel do Barreiro, considerado o maior castelo do país, espera receber em 2022 mais de 20 grandes eventos, dois deles agora no mês de maio.

 

Pela primeira vez os renomados Festival Gastronômico Saberes e Sabores de Araxá e o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) serão realizados de forma simultânea e terão programação integrada. "Sçfestivais distintos em sua essência e execução, mas que irão se complementar à medida que têm público em comum e uma programação que vai agradar toda a família", explica Elisa Baião Macedo, presidente da Fundação Cultural Acia, que organiza o Festival Saberes e Sabores.

 

Parte da estrutura física dos festivais terá como fundo a arquitetura neoclássica do Grande Hotel, cercada pelos belos jardins assinados por Burle Marx. "São festivais muito consolidados, por isso, nossa única preocupação em relação a essa integração foi colocar a mesma identidade e elegância para ambos os espaços para que tanto marcas quanto atrações sejam elas culturais e literárias, da parte do Fliaraxá, quanto as atrações gastronômicas e musicais do Saberes e Sabores fiquem na mesma proporção ", ressalta o diretor e criador do Fliaraxá, Afonso Borges.

 

Literatura e gastronomia

 

A ideia central da integração dos festivais é proporcionar aos visitantes a possibilidade de viver experiências literárias e gastronômicas em um mesmo ambiente. A décima edição do Fliaraxá traz uma imensa livraria, espaços de interação com os autores e um auditório para os debates. Já o Festival Saberes e Sabores oferecerá em sua tenda gastronômica estandes destinados a bares, restaurantes e cervejarias artesanais além de oficinas, degustações (cafés, gin, vinho e cachaça), produtos da terra e espaço para as mais variadas formas de expressão cultural e artística.

 

A programação, disponível nos sites e redes sociais dos eventos, permitirá que os interessados possam passear por um universo de conhecimento e experiências gastronômicas com atividades durante todo o dia. "O mineiro entende de comida boa e é apaixonado por literatura, por isso, essa integração é tão relevante e, com certeza, vai proporcionar momentos inesquecíveis", aposta o idealizador do Festival Saberes e Sabores, Armando de Angelis.

 

 

Sobre o Festival Saberes e Sabores

 

O Festival Saberes e Sabores ganhou o formato atual, que tem como foco a promoção dos valores locais e regionais, a partir de 2016. O evento foi inspirado na obra de seu idealizador. No livro de mesmo nome, o autor Armando de Angelis, narra períodos da história de Araxá e da sua gastronomia. Armando traz para o festival, além da inspiração, seu renome e a experiência na realização de grandes eventos gastronômicos. Já passaram pelo festival os chefes franceses Claude Troisgros e Érick Jacquin e atrações musicais como Derico & Sindicato do Jazz, Swiss College Dixie Band e Pepeu Gomes.

 

O Festival Saberes e Sabores de Araxá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.  Patrocínio: Mart Minas e Zema.

 

 

Sobre o Fliaraxá

 

O Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural Afonso Borges, diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival em suas oito edições presenciais, mais de 400 autores participaram da programação e 130 mil livros foram comercializados na livraria do evento. A 9.ª edição do Fliaraxá (2020), devido à pandemia, aconteceu em formato virtual/digital/híbrida, permanecendo com programação 24 horas no ar, totalizando 101 horas de transmissão contínua.

 

O Ministério do Turismo e a CBMM apresentam com exclusividade o 10.º Fliaraxá, com o patrocínio da Cemig e do Itaú e apoio da Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Zema, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação Tecnológica, Cufa Central Única de Favelas de Araxá –, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

 

Serviço

 

Festival Saberes e Sabores

 

De 11 a 15 de maio, de quarta a domingo

Local: Grande Hotel

Informações:

@saberesesaboresdearaxa

http://saberesesaboresdearaxa.com.br/

 

 

10.º Fliaraxá – Festival Literário de Araxá

 

De 11 a 15 de maio, de quarta a domingo

Tema: Abolição, Independência e Literatura

Formato híbrido transmissão em tempo real pelas plataformas do festival: Youtube e Facebook do @fliaraxa

Locais: Grande Hotel, Teatro Municipal Maximiliano Rocha, Parque do Cristo e Fundação Cultural Calmon Barreto

 

Informações: @fliaraxa www.fliaraxa.com.br